Em 2001, estreou o "remake" do "Sítio do Picapau Amarelo", com novos atores, novas histórias e um novo formato. O programa passou até 2007, com várias mudanças (especialmente de formato).
Na primeira temporada, as histórias tinham todas cinco capítulos (quando mais, eram divididas em "partes", cada uma com cinco capítulos, exceto algumas vezes). A história de estreia foi "Reino das Águas Claras", exibida originalmente em 6 capítulos. Porém, nas reprises, ficou com 5, para se igualar às outras tramas.
A continuidade era algo existente, mas geralmente para detalhes, apenas (como a "bicicloteca"). Após "Reino das Águas Claras", vieram outras histórias - todas baseadas nos livros de Lobato, levando o mesmo nome. Apenas as histórias adaptadas do livro Reinações de Narizinho foram divididas em vários episódios - "Reino das Águas Claras", "Reinações de Narizinho", "Viagem ao País das Fábulas" e "Festa do Faz de Conta".
![]() |
| Isabelle Drummond como Emília, de 2001 a 2006 |
As tramas geralmente eram iguais às criadas por Lobato, em algumas vezes até preservando os mesmos diálogos. Poucos episódios foram alterados, por diversos motivos: por serem politicamente-incorretos ("Caçadas de Pedrinho"), pela história principal do livro se focar em alguém contando uma história e não nos personagens em si ("Peter Pan", "Histórias da Tia Nastácia") ou pela história ser didática mesmo ("O Poço do Visconde", "História das Invenções"). Às vezes, também criavam tramas paralelas para que a trama principal não ficasse "chata", como na primeira parte de "Reforma da Natureza", "Dom Quixote das Crianças", "Memórias de Emília", "As Aventuras de Hans Staden", no próprio "Peter Pan" e em "Fábulas" (a trama principal também foi um pouco alterada para ficar um pouco melhor, mas a essência continuou a mesma).
O livro "A Chave do Tamanho" não foi adaptado nessa versão, pois afirmavam que o enredo seria utilizado em um longa, que nunca estreou no cinema.
O episódio "Reforma da Natureza" foi dividido em duas partes, cada uma com cinco capítulos (mais ou menos como no livro). "O Picapau Amarelo" também foi dividido em duas partes (apesar de não conter nenhuma divisão, no livro). Depois deles, "Os XII Trabalhos de Hércules" foi dividido em quatro partes (apesar de, nessa vez, não ficar explícito). O último dos baseados nos livros de Lobato nesse formato foi "Histórias Diversas", também com duas partes.
Quando os livros de Lobato acabaram (exceto alguns que nunca viriam a ser adaptados nessa versão), a primeira temporada se completou com "Volta ao Reino das Águas Claras" (5 capítulos), "Perigo no Reino das Águas Claras" (episódio sobre poluição, 3 capítulos), "O Fantasma do Casarão" (5), "As Caçadas do Barão de Munchausen" (6) e "Memórias do Picapau Amarelo" (30, dividido em partes). "Memórias do Picapau Amarelo", aliás, foi um episódio com poucas cenas inéditas, da turma fazendo memórias e relembrando alguns episódios (os únicos capítulos reprisados foram os que relembravam "Viagem ao Céu" e as duas partes de "Reforma da Natureza").
Até "Fábulas", Visconde (Cândido Damm) era pequeno, menor até que uma espiga de milho comum. Mas, a partir de "Volta ao Reino das Águas Claras", ele ficou do tamanho de gente por um pote de fermento cair em sua cabeça.
![]() |
| Cândido Damm como Visconde, de 2001 a 2004 |
Depois disso, veio a segunda temporada, com nenhum episódio mais baseado em livros de Lobato. Walcyr Carrasco assumiu o texto, e o primeiro episódio foi "A Convenção das Bruxas". Posteriormente, a Wikipédia dividiu o episódio em três, e todos passaram a contar como três histórias diferentes.
Após o fechamento da segunda temporada (com "A Pedra Mágica de Tupã"), veio a terceira, escrita por Mário Teixeira - que era colaborador de Walcyr Carrasco. Inaugurou-se uma nova fase, onde havia se passado um ano e os visuais haviam sido trocados. A fantasia da Cuca (Jacira Santos / Mônica Rossi) mudou, deixando-a mais feia. Tio Barnabé (João Acaiabe) abandonou seus coletes africanos e passou a ficar com um estilo mais "caipira". Pedrinho (César Cardadeiro) e Narizinho (Lara Rodrigues) cortaram o cabelo, etc.
Em "A Bela e a Fera" e "O Sumiço da Emília", ambos de 2003, Dona Carochinha foi interpretada por Marilu Bueno, e passou a ser uma bruxa com poderes mágicos, e não apenas a dona dos personagens infantis. Antes, nos episódios "Reino das Águas Claras", "Festa do Faz de Conta", "Reforma da Natureza" e "O Picapau Amarelo", Carochinha havia sido interpretada por Josie Antello.
Na quarta temporada, o elenco principal foi trocado: Pedrinho e Narizinho passaram a ser interpretados por João Vítor da Silva e Caroline Molinari. Iara (Lilian Cordeiro) passou a ser personagem fixa. Antes, Iara (Danielle Valente) era apenas participação especial. Um elenco para o Arraial foi criado, com padre, delegado, ajudante na venda, etc. Todo esse elenco sumiu em 2006 (sexta temporada).
No último episódio da quarta temporada, "Dom Quixote" (exibido em 2005), o livro do fidalgo da Mancha caiu em cima de Visconde, que morreu. Então, Tia Nastácia (Dhu Moraes) fez um novo Visconde (Aramis Trindade).
![]() |
| Lara Rodrigues como Narizinho, de 2001 a 2004 |
Na quinta temporada, Nicette Bruno, que fazia a Dona Benta, saiu do programa. Então, Suely Franco entrou para viver a Dona Benta em seu lugar. Nessa temporada, o formato mudou - antes era dividido em episódios (ou histórias/séries), em 2005 foi formato novela, com a história "O Preço do Verdadeiro Amor". O casal principal (não-Sítio) era Cléo (Karen Marinho) e João da Luz (Henrique Ramiro). A fantasia da Cuca mudou mais uma vez. Nessa temporada, Seu Elias (José Augusto Branco) e Coronel Teodorico (Ary Fontoura), fixos desde 2003, tiveram maior destaque.
Na sexta temporada, alguns personagens tiveram que sair do programa, como Pesadelo (Leandro Léo), que era o ajudante da Cuca desde a segunda temporada; e a boneca de plástico moderninha Patty Pop (Thávine Ferrari), que apareceu somente na quinta. Porém, o empregado do Sítio Zé Carijó (Cassiano Carneiro), que apareceu na segunda temporada, continuou. Saiu também, sem motivos aparentes, o Quindim (Sidney Beckemcamp / Mauro Ramos). Até 2005, Conselheiro (Zé Clayton / Márcio Simões) era um boneco bípede, porém em 2006 virou um fantoche. A roupa do Rabicó (Alinne Mendonça / Mário Jorge), antes azul, passou a ser rosa. Ele continuou sendo um boneco bípede.
O formato novela continuou, com a história "Entre o Amor e a Promessa", mais fantasiosa, recuperando o "estilo Lobato". João Vítor e Caroline saíram do programa, e Rodolfo Valente e Amanda Diniz assumiram os papéis de Pedrinho e Narizinho. O visual de Emília (Isabelle Drummond) mudou, além dos visuais de Saci (Izak Dahora), Tio Barnabé e Visconde. A casa mudou, ficando mais rústica. Pedrinho, que na temporada passada havia ido morar no Sítio permanentemente, voltou a morar na cidade (sem nenhuma explicação para isso). Além desse "furo" na história, temos os desaparecimentos dos personagens já citados e a inclusão de uma família de Caiporas no Capoeirão. O casal protagonista era Thirza (Fany Georguleas) e Theo (Thyago de Los Reyes). Os dois eram príncipe e princesa encantados e foram prometidos um para o outro, porém durante a trama se apaixonam por outros personagens e se casam, respectivamente, com Chico (Caetano O'Maihlan) e Samira (Lara Rodrigues). Samira, além de ser a "ex-Narizinho" (ela era interpretada pela atriz que fez a Narizinho de 2001 a 2004), era sobrinha do Seu Elias (Isaac Bardavid). Nessa temporada, Iara foi interpretada por Ildi Silva.
![]() |
| César Cardadeiro como Pedrinho, de 2001 a 2004 |
Em 2007, TODO o elenco foi substituído e as histórias voltaram a ser baseadas nos livros de Lobato. O formato novela foi abandonado, e Cuca (Solange Couto) deixou de ser um jacaré. Os novos atores da trama foram Tatyane Goulart, Vitor Mayer (o Pinóquio de 2006), Rachel de Queiroz, Kiko Mascarenhas, Bete Mendes, Rosa Maria Colyn, Gésio Amadeu, Fabrício Boliveira, Juliana Galvão, Nelson Xavier, Pia Manfroni (a aranha costureira de 2002 a 2005), Catarina Abdalla (a Cuca de 1981 a 1985), Renato Borghi, Agildo Ribeiro, Aramis Trindade (o Visconde de 2005 e 2006), Eri Johnson, ente outros. Os personagens interpretados por eles foram, respectivamente, Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Saci, Iara, Barão de Tremembé, Minerva, Dona Carmela, Seu Elias, Coronel Teotônio, Libério e Arlindo Orlando. Ufa!
Lista de Episódios:
Lista de Episódios:
- Reino das Águas Claras
- O Saci
- Caçadas de Pedrinho
- Reinações de Narizinho
- Viagem ao País das Fábulas
- Festa do Faz de Conta
- Viagem ao Céu
- Reforma da Natureza
- O Picapau Amarelo
- Dom Quixote das Crianças
- O Minotauro
- Memórias de Emília
- Os XII Trabalhos de Hércules
- O Poço do Visconde
- Histórias Diversas
- As Aventuras de Hans Staden
- História das Invenções
- Peter Pan
- Histórias de Tia Nastácia
- Fábulas
- Volta ao Reino das Águas Claras
- Perigo no Reino das Águas Claras
- O Fantasma do Casarão
- As Caçadas do Barão de Munchausen
- Memórias do Picapau Amarelo
- A Convenção das Bruxas
- O Mapa do Tesouro
- O Cangaceiro Lobisomem
- A Pedra Mágica de Tupã
- Zumpilion
- A Lenda do Rei Arthur
- O Primo do Carijó
- A Bela e a Fera
- Juca Pirama
- Rapunzel
- Os Bandeirantes
- O Sumiço da Emília
- O Gran Circo Mefistofélico
- O Rodeio
- A Estrada
- A Menina da Selva
- D.A.N.C.E.
- A Dama dos Pés de Cabra
- Aladim
- O Pequeno Samurai
- Dom Quixote
- O Preço do Verdadeiro Amor
- Entre o Amor e a Promessa
- O Saci Contra-Ataca
- As Invenções do Visconde
- O Adorável Abominável
- A Nova Reforma da Natureza
- Quem quiser que conte outra
- O Anjinho da Asa Quebrada




Nenhum comentário:
Postar um comentário